Quarta-feira, 26 de Agosto de 2009
publicado por Miguel Reis Cunha em 26 Ago 2009, às 22:38

A CGTP denunciou hoje o deficit de formação dos nossos trabalhadores. De positivo, destaca-se o facto de existirem, agora, mais quadros superiores, médios e altamente qualificados.
Porém, há um ponto que, até agora, ainda não ouvi ninguém falar  e que é tão ou mais importante do que a formação dos trabalhadores e que é a questão da formação dos gestores das Micro e PME's.
É que muitos destes gestores de PME's são pessoas sem qualificações superiores ou técnico-profissionais. Alguns deles até só têm a 4ª classe. Isso não quer dizer que não dominem bem o ramo da actividade a que se dedicam. Bem pelo contrário, muitos são autênticos experts, têm um know-how fabuloso e acumulam experiências que valem mais do que muitos canudos.
O problema está no deficit que esses gestores apresentam em matéria de gestão administrativa e conhecimento e cumprimento das suas obrigações fiscais. Matérias tão básicas e elementares como a importância da documentação das despesas, as coincidências com as contas bancárias, a divisão entre despesas pessoais e despesas da empresa, etc...muitas vezes são descuradas por pura ignorância.
Outra área onde seria necessário apostar na formação dos gestores deveria ser a da gestão de riscos. Em particular, avaliação e decisão dos riscos de concentração dos clientes, dos riscos de incumprimento, dos riscos de investimento, entre outros.
Dirão alguns que os Técnicos Oficiais de Contas poderiam dar essa informação aos seus clientes. Porém, isto é pouco viável porque a maioria dos TOC's ou não tem capacidade para dar formação aos seus clientes nesta área ou não tem tempo para o fazer ou, então, não é paga para o fazer.
Assim, seria de ponderar a hipótese de aplicar a outros ramos da actividade empresarial o que já acontece no sector da mediação imobiliária. Aqui, o INCI obriga os gerentes das mediadoras que não tenham formação superior a frequentar um curso intensivo, que incluí a transmissão de informações de carácter prático sobre essa actividade. E os resultados têm sido muito positivos.

Porque não fazer algo análogo com os vários ramos específicos das PME's, em áreas como o turismo, a construção civil ou outras ?
De certeza que uma medida tão simples quanto esta evitaria muitas falências e aumentaria em muito a competitividade e produtividade das nossas PME's.

 

 


tags:
2 comentários:
De jeronimo a 27 de Agosto de 2009 às 10:25
Até já citam a CGTP ??!!?


De Ricardo G. Francisco a 27 de Agosto de 2009 às 11:32
A alternativa é a simplificação fiscal.

Dada a complexidade do actual sistema e da discricionariedade na sua aplicação não há formação que nos valha.

Uma micro-empresa é obrigada a trabalhar com juristas e fiscalistas e enquanto for o paradigma de boa governação fazer mais leis - produzir papel - não há formação que nos valha.

Cumprimentos,

Ricardo G. Francisco


Comentar post


Jamais - Advérbio. Nunca mais, outra vez não, epá eles querem voltar. Interjeição muito usada por um povo de dez milhões de habitantes de um certo cantinho europeu, orgulhoso do passado mas apreensivo com o futuro, hospitaleiro mas sem paciência para ser enganado, solidário mas sobrecarregado de impostos, com vontade de trabalhar e meio milhão de desempregados, empreendedor apesar do Estado que lhe leva metade da riqueza, face à perspectiva terrível de mais quatro anos de desgoverno socialista. Pronuncia-se à francesa, acompanhado ou não do vernáculo manguito.
Vídeo da Semana
autores
posts recentes

Valeu a pena dizer "Jamai...

...

A luta continua.

Até amanhã camaradas

Post final

O novo PSD

"Obrigado Manuela", segui...

Saudações democráticas

Parabéns ao PS

No dia 27, vamos todos vo...

últ. comentários
O Sôtor Elisio Maia fala assim porque depende do a...
ótimo blog, parabéns...
Realmente é o pais considerado como o pais do truq...
Conversa de urinol ..... caro boy PS!!!
Caro amigo anónimo, de facto encontro alguma razão...
meu caro amigo, não duvido das suas competências.....
está completamente certa. Mais... o 12º é pior, po...
nao faz a minima ideia de como existem formandos a...
Esta afirmação de Platão devia estar melhor docume...
Escandalizam-me reflexões como as do artigo da Sra...
mais comentados
links
arquivos

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

subscrever feeds