Segunda-feira, 27 de Julho de 2009
publicado por Maria João Marques em 27 Jul 2009, às 22:42

Relembremos que a escolha de José Sócrates para Ministro das Finanças, o senhor que conduziu os esforços dos últimos anos de não consolidar as contas públicas - pela razão óbvia de que uma consolidação orçamental teria de se obter pela redução da despesa pública, enquanto Teixeira dos Santos aumentou todos os anos a despesa pública acima da inflação, diminuindo o défice pelo crescimento da carga fiscal e com receitas extraordinárias - e que, pela ausência de consolidação orçamental, foi premiado com o Ministério da Economia depois da última actuação de Manuel Pinho na AR (sim, sim, eu entendo que Sócrates não conseguiu encontrar voluntários para ministros, que os tempos estão agrestes), foi considerado em finais de 2008 pelo Financial Times como o pior Ministro das Finanças da UE. Enfim, jornais de países onde as pessoas - até os políticos! - são avaliados pelas concretizações e não pelas intenções. Gente dura e empedernida que certamente promove a pobreza no seu país.


14 comentários:
De bernardo a 27 de Julho de 2009 às 23:16
Demagogia, pura e simples. Esta notícia tem meses e aquilo que o autor do post quer dar a entender é que o nosso ministro das finanças foi considerado o pior dos seus pares europeus ainda à pouco tempo. Mas se esta não é a questão principal, este ranking foi contestado na altura da publicação, rege-se por critérios de díficil avaliação, visto os diferentes países estarem em diferentes situações. Com todo o dinheiro ao meu dispor eu também conseguiria ser 1º neste ranking! Por alguma razão também não se fazem rankings do melhor primeiro ministro. Ainda não compreendi o objectivo deste blog, eu quero ver ideias, força!eu e o país continuamos à espera de menos bota abaixo da vossa parte e mais ideias, soluções e projectos. Todos agradecemos.


De José Barros a 28 de Julho de 2009 às 02:00
Demagogia, pura e simples. Esta notícia tem meses e aquilo que o autor do post quer dar a entender é que o nosso ministro das finanças foi considerado o pior dos seus pares europeus ainda à pouco tempo - Bernardo

Tem dúvidas de que, com o défice e a dívida pública, a crescer todos os dias, os resultados da análise do Financial Times seria o mesmo ou pior para Teixeira dos Santos se a notícia fosse publicada hoje?


De bernardo a 28 de Julho de 2009 às 13:31
http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=1319448

"O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts."

Qual o objectivo disto?Apanhar algum IP do Largo do Rato para depois fazerem mais uma suposta polémica de assessores que gostam de vir chatiar outros blogs?Cuidado...os 6 meses sem democracia ainda não começaram


De Maria João Marques a 28 de Julho de 2009 às 10:49
Berardo, já estou descansada, já falaram de 'bota-abaixo' aqui no Jamais, essa expressão que Sócrates, coitado, acha que lhe vai fazer ganhar alguma coisa. E fico descansado: vou continuar a criticar estegoverno tanto quanto conseguir.

"Esta notícia tem meses"-pois é, é de Novembro de 2008,uma eternidade! (E atente no que escreveu o José Barros sobre a avaliação que seria feita hoje a TS).


De bernardo a 28 de Julho de 2009 às 13:22
Aproveito e respondo aos dois comentários de uma só vez. Aquilo que eu disse, é que o facto de ter sido publicada à meses é o menos importante da notícia, mas sim os critérios usados, e isso sim, é crucial para a avaliação. Ora, ninguém pode avaliar objectivamente se um ministro das finanças é melhor ou pior dos que os seus pares europeus, pois todos têm os seus países em condições diferentes. Será lógico comparar o desempenho do ministro português com o holandês, por ex?
Fico triste quando vejo expressões deste calibre "Ber"n"ardo, já estou descansada, já falaram de 'bota-abaixo' aqui no Jamais, essa expressão que Sócrates, coitado, acha que lhe vai fazer ganhar alguma coisa. ", eu não tenho qualquer filiação partidária e as minhas opiniões baseiam-se apenas naquilo que nos é dado a conhecer por todos os partidos e pessoas, e nesse aspecto, este blog não publicou ainda nenhuma ideia, nenhuma sugestão seja ela qual fosse, isso sim, é de lamentar. O bota-abaixo está aqui exemplificado em todo o esplendor, criticam sócrates, dizem que assim não vamos a lado nenhum, mas não têm a noção de como criar um novo rumo para o país, alternativo ao de sócrates e isso sim, é grave e preocupante.


De Maria João Marques a 28 de Julho de 2009 às 15:08
Bernardo,
1. Todos os blogues, avisem ou não, ficam com os IPs de quem lhes envia comentários. É por isso que o anonomiato, na blogosfera, não é bem aquilo que se pode pensar ser.
2. Eu própria já postei as propostas de MFL para ajuda às PMEs feitas aquando do debate do orçamento de Estado de 2009, e o Paulo Marcelo tem postado outras propostas. Isto não cabe na sua frase "este blog não publicou ainda nenhuma ideia, nenhuma sugestão seja ela qual fosse, isso sim, é de lamentar". Dedicamo-nos mais a criticar o desgoverno socialista? É conforme nos apetece. Sabe que a leitura do blogue não é obrigatória, não sabe?


De bernardo a 28 de Julho de 2009 às 17:52
Maria João Marques, "Eu própria já postei as propostas de MFL para ajuda às PMEs feitas aquando do debate do orçamento de Estado de 2009, e o Paulo Marcelo tem postado outras propostas.", devo dizer que tive a esperança que este blog funcionasse como uma plataforma de novas ideias e não como veículo de um partido. Ora, se nem a Maria João tem propostas próprias e a proposta que eu vi, da criação do Portal de Portugal são as unicas visiveis neste blog que tem 29 colaboradores posso considerar este blog apenas com funções de propaganda e de, para a fazer feliz, de bota-abaixismo.É pena, a montanha pariu um rato, o que digamos não é nada de novo vindo da direita portuguesa.

"O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts." o verbo optar dá a entender que foi uma escolha do gestor do blog, ou seja, vocês têm acesso aos nossos Ips porque querem, mas façam deles o que quiserem.


De Nuno Gouveia a 28 de Julho de 2009 às 18:02
Mas Bernardo.
O que tem você contra os IPs.. Diga-me lá o que lhe causa problemas esse facto... Não percebo


De bernardo a 28 de Julho de 2009 às 22:15
Não vale a pena entrar na questão dos Ip's, eu não vejo vantagem nenhuma nisso, mas se vocês optaram, para mim tanto me dá. Veremos se mais para a frente não irão usar esses IP's na criação de alguma polémica sem sentido.

O que eu gostaria mesmo é que me dessem a conhecer as vossas propostas para um Portugal melhor, todos nós agradecemos. Obrigado desde já.


De Levy a 28 de Julho de 2009 às 00:02
Mas é de facto uma "consolidação orçamental". Da despesa que sobe todos os anos, e da receita que também sobe, através da subida dos impostos. Quer melhor consolidação que essa? Se há coisa que está consolidada em Portugal é o buraco do orçamento do Estado.
Neste momento estamos a assistir a uma coisa que na minha opinião é terrível: o PS está a fazer campanha eleitoral com o descalabro das contas públicas. O discurso deles é sempre o mesmo: prometer tudo a todos, e fazer distribuições, das quais têm a esperança de receber votos. Todo o discurso deles é baseado numa coisa: dar coisas.


De Maria João Marques a 28 de Julho de 2009 às 10:51
Levy, é verdade. Com grande ajuda de pessoas como Luís Delgado que na SICN, no outro dia, dizia que o todo o défice agora era 'virtuoso' e que se devia gastar o que fosse preciso!


De Bruno Reis a 28 de Julho de 2009 às 12:57
Gostava de saber onde na notícia do FT é que se diz que o Min das Finanças portugueses é o pior da zona euro. Há um ano foi até considerado ex aequo o melhor! Eis o que diz - no rigor tão justamente elogiado pela MJM - o FT sobre o Ministro Português:
[Error: Irreparable invalid markup ('<br [...] <a>') in entry. Owner must fix manually. Raw contents below.]

Gostava de saber onde na notícia do FT é que se diz que o Min das Finanças portugueses é o pior da zona euro. Há um ano foi até considerado ex aequo o melhor! Eis o que diz - no rigor tão justamente elogiado pela MJM - o FT sobre o Ministro Português: <BR><BR class=incorrect name="incorrect" <a>Since</A> becoming finance minister in 2005, Fernando Teixeira dos Santos has presided over an austerity drive that has succeeded in bringing a spiralling budget deficit under control . His insistence on fiscal discipline has made the economy more resilient , but the global downturn has forced the minister , an independent who previously ran Portugal’s stock market watchdog , to downgrade growth forecasts for 2009, a general election year .


De Nuno Gouveia a 28 de Julho de 2009 às 13:36
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1350416

Esta notícia é de Novembro.. Não é há um ano, mas é há oito meses. Seria este o rigor que falava?


De Bruno Reis a 28 de Julho de 2009 às 14:58
Onde - fazendo política de verdade - é que o tão rigorosamente elogiado FT diz que Teixeira dos Santos é o pior ministro da zona euro? No ano passado até ficou ex aequo em primeiro lugar. Desta vez eis o que diz o FT sobre o Ministro das Finanças:

Since becoming finance minister in 2005, Fernando Teixeira dos Santos has presided over an austerity drive that has succeeded in bringing a spiralling budget deficit under control. His insistence on fiscal discipline has made the economy more resilient, but the global downturn has forced the minister, an independent who previously ran Portugal’s stock market watchdog, to downgrade growth forecasts for 2009, a general election year.



Comentar post


Jamais - Advérbio. Nunca mais, outra vez não, epá eles querem voltar. Interjeição muito usada por um povo de dez milhões de habitantes de um certo cantinho europeu, orgulhoso do passado mas apreensivo com o futuro, hospitaleiro mas sem paciência para ser enganado, solidário mas sobrecarregado de impostos, com vontade de trabalhar e meio milhão de desempregados, empreendedor apesar do Estado que lhe leva metade da riqueza, face à perspectiva terrível de mais quatro anos de desgoverno socialista. Pronuncia-se à francesa, acompanhado ou não do vernáculo manguito.
Vídeo da Semana
autores
posts recentes

Valeu a pena dizer "Jamai...

...

A luta continua.

Até amanhã camaradas

Post final

O novo PSD

"Obrigado Manuela", segui...

Saudações democráticas

Parabéns ao PS

No dia 27, vamos todos vo...

últ. comentários
O Sôtor Elisio Maia fala assim porque depende do a...
ótimo blog, parabéns...
Realmente é o pais considerado como o pais do truq...
Conversa de urinol ..... caro boy PS!!!
Caro amigo anónimo, de facto encontro alguma razão...
meu caro amigo, não duvido das suas competências.....
está completamente certa. Mais... o 12º é pior, po...
nao faz a minima ideia de como existem formandos a...
Esta afirmação de Platão devia estar melhor docume...
Escandalizam-me reflexões como as do artigo da Sra...
mais comentados
links
arquivos

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

subscrever feeds