Segunda-feira, 7 de Setembro de 2009
publicado por Pedro Picoito em 07 Set 2009, às 18:22

Aterro em Lisboa e vejo que o país está em polvorosa por causa do telejornal de Manuela Mora Guedes.

Nem sei que diga.

É perigoso acusar Sócrates de pressões sem qualquer prova, mas o passado não o recomenda. Todos nos lembramos de Lopes da Mota a sugerir aos seus colegas do Ministério Público o arquivamento do caso Freeport. A haver pressões agora, também seriam indirectas: existem mil maneiras mais subtis de pressionar uma empresa do que um telefonema do Primeiro-Ministro. Ou de alguém por ele. Num país pequeno, o medo de perder negócios com o polvo estatal funciona como uma tutela do poder sobre o sector privado. É por isso que a denúncia das ameaças a Alexandre Relvas e à Logoplaste se torna tão credível.

Não digo que a direita esteja isenta de pecado e o afastamento de Marcelo Rebelo de Sousa da mesmíssima TVI aí está para o mostrar. Mas a direita tem o monopólio da canalhice? O PS recebeu a graça divina de nunca cair em tentação? Aliás, parece um pouco pueril invocar em sua defesa que a maior vítima do escândalo acaba por ser o PS. Se Manuela Moura Guedes ia apresentar material comprometedor para Sócrates, o Primeiro-Ministro pode ter-se limitado a escolher o mal menor. Entre as suspeitas de silenciar uma jornalista e as eventuais provas de corrupção, basta fazer umas continhas de cabeça aos votos que se perdem. 

O que vem a seguir já pertence  a outras contas - as do mercado. Tal como as diligências do Dr. Lopes da Mota nasceram apenas do seu individualíssimo zelo, acabar com o produto mais rentável da TVI não passa de uma decisão empresarial. O PS, como se sabe, confia na iniciativa privada.


2 comentários:
De jeronimo a 8 de Setembro de 2009 às 10:05
Vc desiludiu-me profundamente com este post:
(...)
Se Manuela Moura Guedes ia apresentar material comprometedor para Sócrates, o Primeiro-Ministro pode ter-se limitado a escolher o mal menor. Entre as suspeitas de silenciar uma jornalista e as eventuais provas de corrupção, basta fazer umas continhas de cabeça aos votos que se perdem.
(...)
Como é que afastando MMG se escondiam as provas de corrupção fundamentais, explique-me lá ? Ainda mais tendo saído em primeira mão no Sol ? Ainda mais tendo sido transmitidas na mesma na TVI ? Ainda por cima tendo sido desvalorizadas pela PJ ?
(...)produto mais rentável da TVI (...)
Duvido bastante. Ter o top das audiências nem sempre significa ter o produto mais rentável, atendendo ao segmento alvo que pretende atingir para fins publicitários. E se se informar melhor, ojornal vinha perdendo significativamente audiências desde o episódio Marinho Pinto.


De uriel oliveira a 8 de Setembro de 2009 às 11:08
O episódio de afastamento do Jornal Nacional de Manuela Moura Guedes, que tem agitado nos últimos dias a campanha eleitoral, é mais um exemplo de falta de oportunidade de Sócrates nas suas declarações à comunicação social. Desde quando o primeiro ministro comenta decisões de uma empresa privada? O único comentário possível perante esta decisão da Prisa, é “não faço comentários” - O primeiro ministro não comenta nem opina sobre decisões do foro interno das empresas. Ponto final. Uma vírgula a mais do que isto é alimentar a polémica. Mais algumas reflexões sobre o assunto aqui: http://outofthebox.blogs.sapo.pt/16967.html


Comentar post


Jamais - Advérbio. Nunca mais, outra vez não, epá eles querem voltar. Interjeição muito usada por um povo de dez milhões de habitantes de um certo cantinho europeu, orgulhoso do passado mas apreensivo com o futuro, hospitaleiro mas sem paciência para ser enganado, solidário mas sobrecarregado de impostos, com vontade de trabalhar e meio milhão de desempregados, empreendedor apesar do Estado que lhe leva metade da riqueza, face à perspectiva terrível de mais quatro anos de desgoverno socialista. Pronuncia-se à francesa, acompanhado ou não do vernáculo manguito.
Vídeo da Semana
autores
posts recentes

Valeu a pena dizer "Jamai...

...

A luta continua.

Até amanhã camaradas

Post final

O novo PSD

"Obrigado Manuela", segui...

Saudações democráticas

Parabéns ao PS

No dia 27, vamos todos vo...

últ. comentários
O Sôtor Elisio Maia fala assim porque depende do a...
ótimo blog, parabéns...
Realmente é o pais considerado como o pais do truq...
Conversa de urinol ..... caro boy PS!!!
Caro amigo anónimo, de facto encontro alguma razão...
meu caro amigo, não duvido das suas competências.....
está completamente certa. Mais... o 12º é pior, po...
nao faz a minima ideia de como existem formandos a...
Esta afirmação de Platão devia estar melhor docume...
Escandalizam-me reflexões como as do artigo da Sra...
mais comentados
links
arquivos

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

subscrever feeds