Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Jamais

Jamais

08
Set09

Verdade na educação

Carlos Botelho

Uma das tarefas mais importantes do futuro governo será a de repor a verdade na educação. Aquilo a que assistimos durante quatro anos e meio foi o constante falsear de “resultados” estatísticos com o objectivo político de apresentar um “sucesso” cosmético.

 

Associações científicas alertaram para a constante degradação da exigência dos vários exames finais de ciclo. Foi, assim, fácil apresentar “sucesso”. O famoso “modelo de avaliação” dos docentes procura, não distinguir os “melhores” professores, mas sim, por meio duma parafernália de “critérios”, induzir a produção de um “sucesso” artificial. O Estatuto da Carreira Docente, com a sua divisão entre “titulares” e “outros”, não passa de um pretexto administrativo (e não científico) para a instituição dos “avaliadores”. Por outro lado, o Estatuto do Aluno contém os mecanismos que vão diluindo as faltas, para fins estatísticos, gerando a desresponsabilização dos alunos.

 

As famílias com filhos no nosso sistema escolar têm de reflectir se querem uma Escola que fabrica resultados simpáticos, mas que não qualifica os jovens para o mercado de trabalho. A Escola pública verdadeiramente inclusiva é a exigente, porque só ela qualificará aqueles que não têm alternativa.

 

O verdadeiro sucesso da Escola vê-se, depois, cá fora.

 

[Publicado hoje no Diário Económico]

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Jamais - Advérbio. Nunca mais, outra vez não, epá eles querem voltar. Interjeição muito usada por um povo de dez milhões de habitantes de um certo cantinho europeu, orgulhoso do passado mas apreensivo com o futuro, hospitaleiro mas sem paciência para ser enganado, solidário mas sobrecarregado de impostos, com vontade de trabalhar e meio milhão de desempregados, empreendedor apesar do Estado que lhe leva metade da riqueza, face à perspectiva terrível de mais quatro anos de desgoverno socialista. Pronuncia-se à francesa, acompanhado ou não do vernáculo manguito.

Arquivo

  1. 2009
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D