Sexta-feira, 11 de Setembro de 2009
publicado por Nuno Gouveia em 11 Set 2009, às 14:52

A acreditar nas sondagens, parece certo que nenhum partido deverá obter maioria absoluta. Neste prisma, é fundamental discutir os cenários pós eleitorais. O PSD já admitiu que governará em minoria ou com o CDS. O PS nada disse.

José Sócrates e Francisco Louçã protagonizaram um debate acesso, e quem viu esse confronto terá ficado a pensar que uma coligação entre os dois será impossível. Mas os sinais existem, e o eleitorado não deve afastar a hipótese de coligação do PS com o BE ou até com o PCP.  Não tendo disponibilidade à direita, Sócrates poderá ver-se obrigado a “namorar” Louçã ou Jerónimo. E um destes poderá ceder, talvez a troco de algumas benesses fracturantes.

Além disso, vários sectores do PS têm defendido uma coligação de esquerda, e muitos são os socialistas que lamentam que esses partidos não manifestem vontade de exercer o poder. António Costa no último fim de semana sustentou esse desejo, ele que procurou o apoio do BE e PCP nas eleições de Lisboa. Por isso, este é um cenário que poderá estar em cima da mesa, caso o PS vença as eleições.

Resta saber se a sociedade portuguesa está preparada para ter o seu governo dependente de Francisco Louçã ou Jerónimo Sousa. 

 

Publicado hoje no Diário Económico


tags:
2 comentários:
De António Cordeiro a 11 de Setembro de 2009 às 16:25
O programa da direita (PSD e PP) segundo Sócrates resume-se na “destruição do estado social” na “entrega aos privados” dos serviços públicos. Acho que de consciência não se poderá coligar com esta gente.
Sobre o BE e PCP atribui-lhe os mimos de radical e aventureiros, com o BE a querer atacar a classe média por diminuição dos benefícios fiscais em sede de IRS. Uma coligação com um destes partidos representava o engolir de um sapo do tamanho de um boi (na hipótese de que estes aceitassem...).
Resta ao PS ficar sozinho com toda a instabilidade que vem de um governo sem apoio maioritário no parlamento. Portanto, nestas eleições a existir um voto útil este é no PSD.


De Filipe Mergulhão a 12 de Setembro de 2009 às 11:06
Concordo totalmente! Manuela Ferreira Leite deve, tal como fez com Paulo Portas, pressionar Sócrates para que este diga o que pretende fazer no dia 28, no caso de ganhar as eleições com maioria relativa! Os eleitores devem saber de quem Sócrates está disposto a depender ou o que Sócrates está disposto a ceder para obter um apoio parlamentar que lhe permita governar... Manuela Ferreira Leite deve denunciar o cheque em branco que Sócrates pretende e o salto no escuro que é votar PS, por contraponto com a clareza assumida pelo PSD sobre o que fará no dia 28 caso ganhe as eleições...


Comentar post


Jamais - Advérbio. Nunca mais, outra vez não, epá eles querem voltar. Interjeição muito usada por um povo de dez milhões de habitantes de um certo cantinho europeu, orgulhoso do passado mas apreensivo com o futuro, hospitaleiro mas sem paciência para ser enganado, solidário mas sobrecarregado de impostos, com vontade de trabalhar e meio milhão de desempregados, empreendedor apesar do Estado que lhe leva metade da riqueza, face à perspectiva terrível de mais quatro anos de desgoverno socialista. Pronuncia-se à francesa, acompanhado ou não do vernáculo manguito.
Vídeo da Semana
autores
posts recentes

Valeu a pena dizer "Jamai...

...

A luta continua.

Até amanhã camaradas

Post final

O novo PSD

"Obrigado Manuela", segui...

Saudações democráticas

Parabéns ao PS

No dia 27, vamos todos vo...

últ. comentários
O Sôtor Elisio Maia fala assim porque depende do a...
ótimo blog, parabéns...
Realmente é o pais considerado como o pais do truq...
Conversa de urinol ..... caro boy PS!!!
Caro amigo anónimo, de facto encontro alguma razão...
meu caro amigo, não duvido das suas competências.....
está completamente certa. Mais... o 12º é pior, po...
nao faz a minima ideia de como existem formandos a...
Esta afirmação de Platão devia estar melhor docume...
Escandalizam-me reflexões como as do artigo da Sra...
mais comentados
links
arquivos

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

subscrever feeds