Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Jamais

Jamais

15
Set09

El efecto bumeranguê

Pedro Picoito

Algo me diz que a nova arma de arremesso de Sócrates contra Manuela Ferreira Leite - o seu suposto "isolacionismo" na questão do TGV - é capaz de vir a ter um efeito boomerang. Ou, como diriam nuestros hermanos los alcaldes de Extremadura, un efecto bumeranguê.

Graças às várias declarações de ministros espanhóis e dirigentes do PSOE nas últimas horas, o certo é que o PSD fica na fotografia como defensor do interesse nacional contra o cosmopolitismo ferroviário do PS. Um papel que talvez não dê muitos votos entre o universo dos viajadíssimos eleitores que o PSD disputa ao BE, mas confirma exactamente aquilo que Manuela, mal ou bem, disse no debate: o TGV interessa sobretudo aos espanhóis.

E toca uma corda sensível. O nacionalismo, a que alguns pavlovianamente chamam xenofobia, é um sentimento mais vivo e transversal a toda a sociedade do que por vezes se pensa. Sobretudo em épocas de crise - ou de eleições.

Não me surpreenderia que a "xenofobia" e o "isolacionismo" de Manuela Ferreira Leite tivessem ganho votos à direita e à direita. Eu, se estivesse no lugar dos spin doctors do Rato, não bateria muito mais na tecla.

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Jamais - Advérbio. Nunca mais, outra vez não, epá eles querem voltar. Interjeição muito usada por um povo de dez milhões de habitantes de um certo cantinho europeu, orgulhoso do passado mas apreensivo com o futuro, hospitaleiro mas sem paciência para ser enganado, solidário mas sobrecarregado de impostos, com vontade de trabalhar e meio milhão de desempregados, empreendedor apesar do Estado que lhe leva metade da riqueza, face à perspectiva terrível de mais quatro anos de desgoverno socialista. Pronuncia-se à francesa, acompanhado ou não do vernáculo manguito.

Arquivo

  1. 2009
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D