Terça-feira, 15 de Setembro de 2009
publicado por Nuno Gouveia em 15 Set 2009, às 16:45

O PS tem acusado os seus opositores de realizarem uma campanha maledicente contra o governo. Mas se tivermos em atenção as narrativas que têm conduzido esta campanha eleitoral, verificamos que é precisamente o inverso que tem sucedido.

O PSD tem apostado em mostrar ao país o saldo da governação socialista, apontando um outro caminho e o seu projecto para a sociedade portuguesa. A estratégia principal do PS dirige precisamente as suas baterias para o PSD e Manuela Ferreira Leite, tentando “pintar” a líder como conservadora e retrógrada, chegando ao ponto de a retratar como nacionalista e do tempo da “outra senhora”.  Ainda no debate de sábado, José Sócrates centrou-se em Manuela Ferreira Leite, “esquecendo” as suas propostas e a sua governação.

A linguagem que se tem observado na campanha socialista é incrivelmente negativa, relembrando outras campanhas, onde o PSD foi insistentemente colado à imagem do Estado Novo. Esta parece ser, aliás, a principal mensagem do PS: "nós somos modernos e democratas, eles são antiquados e salazaristas". Felizmente, esta “cantiga” já foi ensaiada anteriormente, e com resultados falhados. João Soares, José Sócrates, Ana Gomes ou Augusto Santos Silva bem podem acenar com o papão fascista, que os portugueses sabem bem quais os valores e princípios que norteiam o PSD.  Aliás, como se tem visto nesta questão do TGV, é o interesse nacional que está subjacente ao seu pensamento.

Portanto até ao fim da campanha podemos esperar por mais ataques deste estilo, o que já é normal quando estão em situação desesperada. 

 


3 comentários:
De Amêijoa Fresca a 15 de Setembro de 2009 às 18:05
Sobre o psitacismo socialista...

O pensamento elitista
minimizando adversários,
é de essência donatista
e de princípios falsários.

Uma piada sem graça
e sem qualquer sentido,
é tal a vileza que grassa
no psitacismo incontido.


De José Barros a 15 de Setembro de 2009 às 19:14
Aos insultos ("outra senhora") responde-se com argumentos. Ferreira Leite esteve excelente na intervenção de hoje, já publicada neste blogue. Os portugueses percebem-na, basta que insista no assunto, bem como na divulgação dos números do desastre do governo de Sócrates.

Os socialistas estão cada vez mais desesperados, o que lhes custará votos à medida que vão perdendo a cabeça. Estou, por isso, confiante.


De bem prega frei tomás... a 15 de Setembro de 2009 às 22:41
A VERDADE DA MENTIRA
Manuela Ferreira disse no debate televisivo com José Sócrates que nas suas listas não há, simultaneamente, candidatos às Câmaras Municipais e à Assembleia da República. A tia deve andar com falta de memória. O e-leitor quer um exempolo?
Miguel Almeida apontado por alguns como ‘impusionador’ do escândalo Freeport, é candidato à Câmara da Figueira da Foz (3º da lista) e candidato a deputado do PSD pelo círculo de Coimbra. Chegou a hora da verdade?


Comentar post


Jamais - Advérbio. Nunca mais, outra vez não, epá eles querem voltar. Interjeição muito usada por um povo de dez milhões de habitantes de um certo cantinho europeu, orgulhoso do passado mas apreensivo com o futuro, hospitaleiro mas sem paciência para ser enganado, solidário mas sobrecarregado de impostos, com vontade de trabalhar e meio milhão de desempregados, empreendedor apesar do Estado que lhe leva metade da riqueza, face à perspectiva terrível de mais quatro anos de desgoverno socialista. Pronuncia-se à francesa, acompanhado ou não do vernáculo manguito.
Vídeo da Semana
autores
posts recentes

Valeu a pena dizer "Jamai...

...

A luta continua.

Até amanhã camaradas

Post final

O novo PSD

"Obrigado Manuela", segui...

Saudações democráticas

Parabéns ao PS

No dia 27, vamos todos vo...

últ. comentários
O Sôtor Elisio Maia fala assim porque depende do a...
ótimo blog, parabéns...
Realmente é o pais considerado como o pais do truq...
Conversa de urinol ..... caro boy PS!!!
Caro amigo anónimo, de facto encontro alguma razão...
meu caro amigo, não duvido das suas competências.....
está completamente certa. Mais... o 12º é pior, po...
nao faz a minima ideia de como existem formandos a...
Esta afirmação de Platão devia estar melhor docume...
Escandalizam-me reflexões como as do artigo da Sra...
mais comentados
links
arquivos

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

subscrever feeds