Quinta-feira, 17 de Setembro de 2009
publicado por Rodrigo Adão da Fonseca em 17 Set 2009, às 14:28

" (...) O facto de estarmos endividados é explicado por duas razões: não exportamos o suficiente e somos demasiado dependentes da importação de energia, nomeadamente petróleo (...) ".

 

So por brincadeira se pode afirmar que o nível de endividamento do país se deve a uma limitação das nossas capacidades energéticas. É verdade que o país, ao colocar nas mãos do Estado grande parte dos recursos - com a governação PS atingiu-se pela primeira vez a mítica marca de50% do PIB na esfera pública - limita de sobremaneira o investimento privado e, obviamente, a capacidade de inovar e exportar.

 

A realidade é outra: estamos sobretudo endividados porque o Estado recorre a capitais alheios - sob a forma de impostos ou dívida pública - para suportar investimentos que não têm o retorno suficiente. Estamos endividados porque no último ano emitiu-se dívida para viabilizar empresas a la carte, efectuar aumentos de capital na Caixa Geral de Depósitos, suportar despesa corrente.

 

Boa parte da economia do país está "ligada à máquina", "alimentada ao soro" de uma dívida estéril. Esse é que é o verdadeiro problema. Ausência de competitividade, e de sentido de responsabilidade na gestão dos recursos públicos - e da dívida.



Jamais - Advérbio. Nunca mais, outra vez não, epá eles querem voltar. Interjeição muito usada por um povo de dez milhões de habitantes de um certo cantinho europeu, orgulhoso do passado mas apreensivo com o futuro, hospitaleiro mas sem paciência para ser enganado, solidário mas sobrecarregado de impostos, com vontade de trabalhar e meio milhão de desempregados, empreendedor apesar do Estado que lhe leva metade da riqueza, face à perspectiva terrível de mais quatro anos de desgoverno socialista. Pronuncia-se à francesa, acompanhado ou não do vernáculo manguito.
Vídeo da Semana
autores
posts recentes

Valeu a pena dizer "Jamai...

...

A luta continua.

Até amanhã camaradas

Post final

O novo PSD

"Obrigado Manuela", segui...

Saudações democráticas

Parabéns ao PS

No dia 27, vamos todos vo...

últ. comentários
O Sôtor Elisio Maia fala assim porque depende do a...
ótimo blog, parabéns...
Realmente é o pais considerado como o pais do truq...
Conversa de urinol ..... caro boy PS!!!
Caro amigo anónimo, de facto encontro alguma razão...
meu caro amigo, não duvido das suas competências.....
está completamente certa. Mais... o 12º é pior, po...
nao faz a minima ideia de como existem formandos a...
Esta afirmação de Platão devia estar melhor docume...
Escandalizam-me reflexões como as do artigo da Sra...
mais comentados
links
arquivos

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

subscrever feeds