Segunda-feira, 21 de Setembro de 2009
publicado por Maria João Marques em 21 Set 2009, às 14:00

Na campanha eleitoral, ouvindo-se o PS e também jornalistas e comentadores oficiais, alguém desconhecedor da nossa tragicomédia política da última década pensaria que Manuela Ferreira Leite foi até agora Primeira-Ministra e que José Sócrates é um rapaz brilhante que nunca teve responsabilidades governativas. O programa eleitoral do PSD é escalpelizado e criticado enquanto o programa eleitoral do PS - essa maravilha da caridade forçada dos contribuintes e que parece mesmo considerar que no longo prazo estamos todos mortos e não nos devemos preocupar com quem paga as nossas contas - é poupado. As contradições, reais ou supostas, de Manuela Ferreira Leite são enfatizadas enquanto José Sócrates impunemente acusa o PSD daquilo que ele próprio é culpado, finge que não percebe questões difíceis que lhe são colocadas, reinventa diariamente a nossa boa vida ou mente mesmo objectivamente (Sócrates afirmou que baixou os impostos!). E poderia continuar.

 

No entanto essa meretriz que é a realidade não deixa de ser implacável. José Sócrates foi Primeiro-Ministro nos últimos quatro anos e meio. José Sócrates não melhorou os serviços públicos. José Sócrates não seguiu uma política que incentivasse o crescimento económico e o emprego; durante a sua legislatura vivemos uma estagnação económica, numa época em que a economia mundial crescia viçosamente. José Sócrates limitou de forma inaceitável liberdades, quer a de imprensa (leis, pressões, processos judiciais), quer a económica (reforçou o intervencionismo estatal; escolheu dscricionariamente que empresas - sempre respeitosas, claro - ajudar com subsídios, promovendo também a dependência do Estado), quer a privacidade (cartão único). José Sócrates encenou a sua governação como nenhum outro PM de uma democracia ocidental. José Sócrates aumentou a carga  fiscal substancialmente. E José Sócrates fez tudo isto desbaratando as vantagens de uma maioria absoluta no Parlamento e um Presidente da República cooperante.

 

Por muito que queiram convencer os eleitores de que os culpados de tudo são os 'mauzões do PSD' (para escrevermos no nível intelectual do PS nesta camapnha), a verdade é que o PSD governou três anos nos últimos quatorze. E por muito que Sócrates queira emular Obama (não esqueçamos os consultores obâmicos da campanha socialista), as posições de socialistas e democratas estão do avesso. Os democratas em 2008 estavam longe da Casa Branca há uma série de anos e o último período de grande prosperidade e confiança económica havia sucedido com Bill Clinton. Ora esta posição pertence ao PSD, que não governou na última legislatura e teve com Cavaco Silva a década de ouro pós-25 de Abril. É a vida.


2 comentários:
De horacio a 21 de Setembro de 2009 às 15:57
O nosso primeiro andou a vender a teoria do "telejornal travestido da TVI " mas afinal ele que se traveste de líder da oposição.
Parece que PORTUGAL foi governado nos últimos 4 anos por uma coligação PSD-CDU-BE-PP.
Votar em Sócrates é o voto da mudança...


De Maria João Marques a 21 de Setembro de 2009 às 17:59
Parece, parece. Agora cabe aos eleitores ir além das aparências.


Comentar post


Jamais - Advérbio. Nunca mais, outra vez não, epá eles querem voltar. Interjeição muito usada por um povo de dez milhões de habitantes de um certo cantinho europeu, orgulhoso do passado mas apreensivo com o futuro, hospitaleiro mas sem paciência para ser enganado, solidário mas sobrecarregado de impostos, com vontade de trabalhar e meio milhão de desempregados, empreendedor apesar do Estado que lhe leva metade da riqueza, face à perspectiva terrível de mais quatro anos de desgoverno socialista. Pronuncia-se à francesa, acompanhado ou não do vernáculo manguito.
Vídeo da Semana
autores
posts recentes

Valeu a pena dizer "Jamai...

...

A luta continua.

Até amanhã camaradas

Post final

O novo PSD

"Obrigado Manuela", segui...

Saudações democráticas

Parabéns ao PS

No dia 27, vamos todos vo...

últ. comentários
O Sôtor Elisio Maia fala assim porque depende do a...
ótimo blog, parabéns...
Realmente é o pais considerado como o pais do truq...
Conversa de urinol ..... caro boy PS!!!
Caro amigo anónimo, de facto encontro alguma razão...
meu caro amigo, não duvido das suas competências.....
está completamente certa. Mais... o 12º é pior, po...
nao faz a minima ideia de como existem formandos a...
Esta afirmação de Platão devia estar melhor docume...
Escandalizam-me reflexões como as do artigo da Sra...
mais comentados
links
arquivos

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

subscrever feeds