Terça-feira, 22 de Setembro de 2009
publicado por Sofia Rocha em 22 Set 2009, às 11:54

Na questão das escutas, temos metade de Portugal a achar que o Presidente da República anda a ser escutado e vigiado pelo Governo, e a outra metade a achar que é tudo uma inventona e que o Presidente da República se quer vingar do Primeiro-Ministro.

A primeira possibilidade enunciada é de dificílima, senão improvável, prova. A menos que se encontrasse um microfone debaixo da cadeira do PR, a dúvida permaneceria.

A segunda também não seria fácil. Eis senão quando, em socorro da segunda tese, veio esta semana a lume a notícia do DN: O Presidente da República teria concebido uma maquinação de que o Público teria sido apenas o instrumento.

Em Portugal vota-se os Direitos de personalidade a um desprezo olímpico. Os direitos de personalidade estão consagrados na Constituição, no Código Civil, no Código Penal e no Código do Trabalho e são merecedores de ampla tutela desses ramos de direito. Aliás, no Código do Trabalho existem normas relativas à protecção da confidencialidade das mensagens eletrónicas e jurisprudência conexa da Comissão Nacional de Protecção de Dados. 

Todavia, entre nós, são sistematicamente violadas essa normas e a complacência generalizada perante essa violação parece inscrita no nosso ADN, no que só posso atribuir a uma prática de ditadura que nos assolou durante meio século.

Ora, o DN desejoso de tomar posição sobre as duas possibilidades iniciais e optando pela segunda possibilidade, a da inventona, tomou-a, usando para isso o recurso da divulgação de um mail.

Sabia de antemão que a divulgação de um mail não faria tremer os pilares da democracia, como sucederia em Inglaterra ou nos EUA, fê-lo sabendo da complacência generalizada que essa atitude mereceria.

A nossa fraca cultura democrática permite demasiados desmandos. Permite que,por exemplo,muitos empregadores obtenham, conservem e ameacem com a divulgação, os mails dos colaboradores. Esta acção do DN mostrou que a prática não só não é reprovável, como é altamente heróica e patriótica.

O que o DN fez foi dar um manto de respeitabilidade àquilo que temos de pior: alma de voyeur, para não lhe chamar coisa pior.

 


1 comentário:
De José Peralta a 22 de Setembro de 2009 às 13:57
Sofia Rocha

No dia 22 de Setembro,às 11.54, a senhora, sobre a demissão de Fernando Lima, nada diz ?

Ainda (!) desconhece ou tenta esconder este escabroso e candente assunto ?

Detém-se em palavrosos argumentos laterais como "o desprezo olímpico pelos direitos de personalidade", o Código do Tabalho, e a divulgação de um mail pelo DN !

E tudo o que está para trás, desde há 15 meses ?

É que a "tese" de que "o Presidente da República teria concebido uma maquinação, de que o "Público" teria sido apenas o instrumento", não é uma "tese" !
É uma legítima suspeita, que se manterá, enquanto Cavaco Silva não a esclarecer cabalmente, JÁ !

Mas parece que ele não está muito interessado...
Para já, fez de um seu grande amigo, um "bode expiatório" !


Comentar post


Jamais - Advérbio. Nunca mais, outra vez não, epá eles querem voltar. Interjeição muito usada por um povo de dez milhões de habitantes de um certo cantinho europeu, orgulhoso do passado mas apreensivo com o futuro, hospitaleiro mas sem paciência para ser enganado, solidário mas sobrecarregado de impostos, com vontade de trabalhar e meio milhão de desempregados, empreendedor apesar do Estado que lhe leva metade da riqueza, face à perspectiva terrível de mais quatro anos de desgoverno socialista. Pronuncia-se à francesa, acompanhado ou não do vernáculo manguito.
Vídeo da Semana
autores
posts recentes

Valeu a pena dizer "Jamai...

...

A luta continua.

Até amanhã camaradas

Post final

O novo PSD

"Obrigado Manuela", segui...

Saudações democráticas

Parabéns ao PS

No dia 27, vamos todos vo...

últ. comentários
O Sôtor Elisio Maia fala assim porque depende do a...
ótimo blog, parabéns...
Realmente é o pais considerado como o pais do truq...
Conversa de urinol ..... caro boy PS!!!
Caro amigo anónimo, de facto encontro alguma razão...
meu caro amigo, não duvido das suas competências.....
está completamente certa. Mais... o 12º é pior, po...
nao faz a minima ideia de como existem formandos a...
Esta afirmação de Platão devia estar melhor docume...
Escandalizam-me reflexões como as do artigo da Sra...
mais comentados
links
arquivos

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

subscrever feeds