Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Jamais

Jamais

29
Jul09

Ainda o encontro de Sócrates com os blogues

Miguel Morgado

Diz-se aqui que a mera tentativa de "comparar" - sim, simplesmente "comparar" - a recente iniciativa de pôr Sócrates a responder a bloggers com qualquer outra sua congénere realizada no passado em Portugal é "pura ficção". Estamos, pois, proibidos de "comparar" o encontro de Paulo Rangel com bloggers durante a campanha eleitoral para as eleições europeias com a epopeia do Primeiro-Ministro. Diz-se que nunca houve nada assim porque nunca um líder partidário e Primeiro-Ministro se disponibilizou para uma conversa deste tipo. Isso é indesmentível. Mas proíbe a "comparação"? 

Implicitamente, Paulo Rangel é um dos políticos "menores" que não pode ser comparado ao Primeiro-Ministro. Convém, no entanto, recordar que era cabeça-de-lista para o Parlamento Europeu, e líder da bancada parlamentar, do partido que acabou por ganhar essas eleições. O que resulta daqui? Apenas que o significado político das duas iniciativas não é exactamente o mesmo, mas certamente que ambas são "comparáveis".

Resta ainda o argumento de que naquela sala estiveram com Sócrates bloggers das várias tendências políticas, e no encontro com Rangel estiveram maioritariamente pessoas que afirmaram publicamente o seu apoio ao candidato. Ora, eu estive lá nessa noite no Nicola com Rangel e posso testemunhar que o homem correu muitos riscos apesar da assembleia reunida. Muitos dos apoiantes de Rangel não lhe facilitaram a vida, e não perderam a oportunidade para o criticar. Na parte que me toca, a única intervenção que fiz foi para criticar algumas das ideias de Rangel, e não deixei de o fazer com severidade. E não vi ninguém a fazer-lhe favores.

Sócrates correu riscos? É verdade, o que é meritório. Mas Rangel também os correu. Os temas europeus não beliscam tanto o capital político do candidato que se expõe numa conversa deste tipo? Não é menos verdade. Mas naquele momento era disso que se falava. Este é o início de um exercício de "comparação". Faz sentido proibi-lo?

1 comentário

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Jamais - Advérbio. Nunca mais, outra vez não, epá eles querem voltar. Interjeição muito usada por um povo de dez milhões de habitantes de um certo cantinho europeu, orgulhoso do passado mas apreensivo com o futuro, hospitaleiro mas sem paciência para ser enganado, solidário mas sobrecarregado de impostos, com vontade de trabalhar e meio milhão de desempregados, empreendedor apesar do Estado que lhe leva metade da riqueza, face à perspectiva terrível de mais quatro anos de desgoverno socialista. Pronuncia-se à francesa, acompanhado ou não do vernáculo manguito.

Arquivo

  1. 2009
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D