Quarta-feira, 5 de Agosto de 2009
publicado por João Gonçalves em 05 Ago 2009, às 12:35

Ouvi na rádio alguém falar em "sectarismo" a propósito das escolhas de Ferreira Leite para as listas de deputados do PSD. Aliás, parece que as ditas foram aprovadas por maioria, com votos contra e abstenções. É correcto. A política não tem de ser - sobretudo não deve ser - um exercício de consensos moles e falsos. Ferreira Leite tem um "estilo pombalino" de direcção do partido. Faz muito bem. Não tanto porque os deputados sejam demasiado importantes (veja-se a unanimidade que dominou a sua escolha como candidata a primeiro-ministro, no fundo, aquilo que se decide numas eleições legislativas) como porque é preciso quebrar, de vez, a ideia de que somos todos "uns gajos porreiros". Não somos. A relativa derrota das detestáveis "distritais", ao invés do que se procura difundir nos media e em comentários avulsos, "twittados" ou não, é positiva. Agora resta-lhes fazer o "trabalho de casa" que é para isso que existem e não para alimentar polémicas estéreis de mercearia a que o país é alheio. A vantagem de ter deixado de exibir cartão partidário na carteira, entre outras, é poder escrever isto mesmo. E mais. Como eleitor em Lisboa, considero deplorável a inclusão da ubíqua senhora de Nogueira Pinto, salvo erro, logo a seguir à líder do partido*. Não por ser uma "provocação" a Paulo Portas - antes fosse - mas porque a senhora de Nogueira Pinto é praticamente um equivalente do ex-"Zé-que-faz-falta" da direita. O PSD não precisava de ornamentos deste género para ganhar tanto mais quando, na cidade de Lisboa, lidera uma coligação que não goza da simpatia da novíssima candidata a deputada que prefere, manifestamente, o incumbente António Costa. Depois, não creio que a "repescagem" de velhos e respeitáveis senhores de outras eras represente um valor eleitoral acrescentado embora, repito, a Assembleia da República valha o que vale. Há reprises desnecessárias que só servem para trombetas dos adversários e boas apostas como, por exemplo, o Pacheco Pereira ser obrigado a descer do "assento etéreo" onde aprecia estar ou Bacelar Gouveia, em Faro, despojado da tutela provinciana do bardo Mendes Bota. Dito isto, convém lembrar que em tempo de guerra não se limpam armas. E que a questão fundamental para 27 de Setembro é só uma e essa foi decidida por unanimidade. Bom dia e boa sorte.

 

*Adenda: Afinal, "Zezinha" é quarta na lista de deputados por Lisboa onde, por exemplo, logo a seguir aparece Pedro Lynce (lembram-se dele?) ou Zita Seabra em 16º lugar bem depois de António Preto (8º) e de Lopes da Costa (10º). Vem isto a propósito destes "alertas" do Pedro Santana Lopes sobre Lisboa, a cidade, entregue até 11 de Outubro a um relativamente recente amigo político de "Zezinha", o dr. António Costa.


5 comentários:
De Xarope a 5 de Agosto de 2009 às 14:26
E qual terá sido essa tal questão fundamental decidida por unanimidade?

Bem, se foi que é preciso correr com o Sócrates (com o que eu até concordo), convinha ao menos que as listas de deputados do PSD não contivessem os defeitos assinalados, isto para não falar na inclusão de António Preto e Helena Lopes da Costa, ou da auto-exlusão de Morais Sarmento, ou da exclusão de Pedro Passos-Coelho (e Miguel Relvas, que me parece pessoa conhecedora, competente, educada, leal) quando ainda há pouco, numa entrevista televisiva, MFL o elogiou.


De complex a 5 de Agosto de 2009 às 17:21
veremos se mfl não paga caro tanta renovação


De alice goes a 5 de Agosto de 2009 às 17:35
Pois por essas escolhas lamentáveis é que meu voto já perdeu e também da minha família, não são muitos (7) mas ainda assim são. Não gosto do JPP que para mim sempre foi um maoista... Alem de que é descaradamente apoiante do Costa, é só lembra-lo na SIC( pardieiro da PS). Não votaria em Passos Coelho pois também é de muito fraco e não gosto dos cavaquistas que demonstram muita falta de qualidade moral... vide Loureiro e outros... fica muito difícil a um democrata anti esquerda ter escolhas... vou para os movimentos pois não voto em branco...
PS se hoje Portugal esta como esta agradeça ao Cavado não ter posto esse desgoverno na linha.


De Rui Lima a 5 de Agosto de 2009 às 18:56
Com estas listas, a MFL já se lixou. É pena, mas...


De PALAVROSSAVRVS REX a 5 de Agosto de 2009 às 21:08
Acredito que o imperativo de limpar o país dos malefícios do socratismo resistirá ao baú bafiento com cara de Centro de Dia do Cavaquismo de onde MFL respescou certos nomes.

Há muito trabalho pela frente para demonstrar os danos da quimera Socialista. Todos os braços serão de menos. Confesso que Maria José Nogueira Pinto me dá calafrios, essa titi da direita bruxuleante.

Ainda bem que o João não tem cartão de militante. A lealdade militante é um grande fardo em face do que vemos emanar tardiamente do cavaquismo com gente pior que Cavaco. A militância partidária nos grandes partidos da avidez de poder é a concretização de uma Cegueira sem Ensaio.

O País precisa de soluções mais criativas e nunca ousadas.


Comentar post


Jamais - Advérbio. Nunca mais, outra vez não, epá eles querem voltar. Interjeição muito usada por um povo de dez milhões de habitantes de um certo cantinho europeu, orgulhoso do passado mas apreensivo com o futuro, hospitaleiro mas sem paciência para ser enganado, solidário mas sobrecarregado de impostos, com vontade de trabalhar e meio milhão de desempregados, empreendedor apesar do Estado que lhe leva metade da riqueza, face à perspectiva terrível de mais quatro anos de desgoverno socialista. Pronuncia-se à francesa, acompanhado ou não do vernáculo manguito.
Vídeo da Semana
autores
posts recentes

Valeu a pena dizer "Jamai...

...

A luta continua.

Até amanhã camaradas

Post final

O novo PSD

"Obrigado Manuela", segui...

Saudações democráticas

Parabéns ao PS

No dia 27, vamos todos vo...

últ. comentários
O Sôtor Elisio Maia fala assim porque depende do a...
ótimo blog, parabéns...
Realmente é o pais considerado como o pais do truq...
Conversa de urinol ..... caro boy PS!!!
Caro amigo anónimo, de facto encontro alguma razão...
meu caro amigo, não duvido das suas competências.....
está completamente certa. Mais... o 12º é pior, po...
nao faz a minima ideia de como existem formandos a...
Esta afirmação de Platão devia estar melhor docume...
Escandalizam-me reflexões como as do artigo da Sra...
mais comentados
links
arquivos

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

subscrever feeds