Quinta-feira, 6 de Agosto de 2009
publicado por Maria João Marques em 06 Ago 2009, às 14:03

Já havia lido que o ministro Silva Pereira se referira ao 'espírito vingativo' de Manuela Ferreira Leite, comentando as listas de deputados à AR por Vila Real e a exclusão de Pedro Passos Coelho. Vamos agora passar à frente do facto de um governante gastar tempo a comentar as listas dos outros partidos políticos, porque através do Carlos cheguei à afirmação do mesmo ministro Silva Pereira segundo a qual Manuela Ferreira Leite teria feito um 'saneamento político'. Ora um saneamento político - como bem sabem as famílias que antes e depois do 25 de Abril se viram sem rendimentos devido a despedimentos originados por opiniões políticas mal vistas pelo poder - é algo muito sério. Não tem nada a ver com a não inclusão de alguém numas listas de candidatos (até porque em democracia ninguém é dono de qualquer lugar ou de qualquer candidatura, e é lamentável que um ministro não o saiba) ou com a demissão de ocupantes de cargos de confiança política pelos governantes. Assim, esta afirmação de Silva Pereira é falsa, é insultuosa e indigna de um ministro do governo de Portugal. É conhecida a falta de educação e respeito pelos opositores de vários dos nossos actuais governantes, encabeçados pelo PM. Pertencem claramente à classe de pessoas que consideram que quem tem posições políticas diversas não é merecedor de respeito e civilidade e, aparentemente, não aprenderam nada com o candidato-roubalheira. Espera-se que o ministro se retrate e que este não seja o passo inicial da descida de nível, até 27 de Setembro, que se temia dos socialistas.


2 comentários:
De Porfírio Silva a 6 de Agosto de 2009 às 18:48
A confusão entre "governante" e "candidato" destina-se a impedir que os membros do governo que sejam candidatos se pronunciem sobre os temas da próxima campanha eleitoral? Seria bizarro.
Por outro lado, qual a razão para um candidato não se pronunciar sobre as listas de outro partido, se (segundo notícias que ainda não vi desmentidas) a presidente do PSD falou com o presidente de outro partido antes de (acerca de) incluir uma determinada pessoa nas suas listas (apesar do CDS não "ter o passe" de Nogueira Pinto)? Se tudo isso faz parte do "debate" entre candidaturas, e é normal, por quê o alarido?
Já o "sobressalto" em torno do "saneamento político" é tristonho: parece destinado a convencer alguém de que o uso da língua é assim tão estático como sugere, o que não é o caso. Mas teria muita dificuldade em encontrar, em (todos os) outros quadrantes políticos, esse uso da expressão "saneamento político"? Ou trata-se só de gritar "acudam, acudam" para se fazerem de vítimas sem causa para tanto?


De Maria João Marques a 6 de Agosto de 2009 às 23:44
Não há qualquer confusão entre candidato e governante, pelo menos da minha parte. Quanto ao resto, há quem goste da falta de educação continuada e reiterada deste governo - pelos visto o Porfírio - e quem não goste - o meu caso.


Comentar post


Jamais - Advérbio. Nunca mais, outra vez não, epá eles querem voltar. Interjeição muito usada por um povo de dez milhões de habitantes de um certo cantinho europeu, orgulhoso do passado mas apreensivo com o futuro, hospitaleiro mas sem paciência para ser enganado, solidário mas sobrecarregado de impostos, com vontade de trabalhar e meio milhão de desempregados, empreendedor apesar do Estado que lhe leva metade da riqueza, face à perspectiva terrível de mais quatro anos de desgoverno socialista. Pronuncia-se à francesa, acompanhado ou não do vernáculo manguito.
Vídeo da Semana
autores
posts recentes

Valeu a pena dizer "Jamai...

...

A luta continua.

Até amanhã camaradas

Post final

O novo PSD

"Obrigado Manuela", segui...

Saudações democráticas

Parabéns ao PS

No dia 27, vamos todos vo...

últ. comentários
O Sôtor Elisio Maia fala assim porque depende do a...
ótimo blog, parabéns...
Realmente é o pais considerado como o pais do truq...
Conversa de urinol ..... caro boy PS!!!
Caro amigo anónimo, de facto encontro alguma razão...
meu caro amigo, não duvido das suas competências.....
está completamente certa. Mais... o 12º é pior, po...
nao faz a minima ideia de como existem formandos a...
Esta afirmação de Platão devia estar melhor docume...
Escandalizam-me reflexões como as do artigo da Sra...
mais comentados
links
arquivos

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

subscrever feeds