Domingo, 16 de Agosto de 2009
publicado por Carlos Botelho em 16 Ago 2009, às 00:32

 

A foto, retirada do site unipessoal do Chefe, é maravilhosa, não é? É uma imagem reveladora do Partido "Socrático", do que é hoje o PS. Sorrisos coalhados. Lá atrás, aquela ponte que Sócrates citou elogiosamente como exemplo de grande obra, na última entrevista que deu à RTP, lembram-se? Mais exactamente, o primeiro-ministro dito socialista, o tal que enche a boca com acusações de "salazarismo"(!) que arremessa aos outros, é o mesmo que, sem pestanejar, apresenta como modelo a Ponte Salazar. Sim, foi da "Salazar" e não da "25 de Abril" que ele falou (com entusiasmo). Nem sequer da "sobre o Tejo". Porque Sócrates elogia a opção política da construção enquanto tal. Como sabemos, para mais numa Ditadura, as "grandes obras" nunca são inócuas. Mas o que é isso para o nosso engenheiro ideologicamente oco? O homem que se orgulha politicamente do espavento dos estádios inúteis do Euro 2004. Que atira Magalhães para cima das escolas sem que se lhe conheça um pensamentozinho que seja sobre isso, para lá do deslumbre parolo. Que se esganiça com a mesma plasticidade em modas "ideológicas" (para ele logo descartáveis) para pescar uns votos à esquerda ou em estribilhos vazios para caçar à direita.

Aquela foto não é uma imagem enganadora. Pelo contrário. É uma imagem onde se revela precisamente a realidade do Partido "Socrático": a vacuidade. Aquilo é o verdadeiro programa do partido unipessoal Sócrates2009. O que foi apresentado como programa não é mais do que uma variação daquele tipo de imagem. Uma variação na modalidade do engodo.

 

(Aquela foto, sendo acéfala, é também desprovida de memória. Tirem-lhe a cor e podia muito bem ser um cartaz promocional da "grande obra viária do Professor de Santa Comba". É uma foto tipicamente "socrática": paira num vazio ausente da realidade e está desligada de qualquer contexto que lhe desse sentido; irrealidade dos objectos, das personagens -reduzidas insultuosamente a sorrisos idiotas- e das propostas.)

 

Desejo longa vida a esta foto na campanha que se avizinha. Talvez um outdoor. Certamente que vai despertar nos jovens uma vontade imensa de votar PS em 27 de Setembro.

 

E desejo também que a mandatária de Sócrates para a juventude percorra o mais possível o país fazendo campanha pelo Chefe. Vejam isto (que descobri graças a post generoso) e ouçam tudo com atenção. Até ao fim. Digam lá que a escolha não foi acertada... O que aqui importa não são as qualidades da pessoa - ela é como é e mostra-o com sinceridade. O que é aqui revelador é que tenha sido aquela a escolhida para "embaixatriz" de Sócrates para a juventude. A mandatária é sintomática de Sócrates.

Tendo ela um papel de mediadora, na imagem da mandatária vemos a espessura, a consistência da proposta política de Sócrates e, ao mesmo tempo, vemos a imagem que ele faz dos eleitores.


7 comentários:
De Rive gauche a 16 de Agosto de 2009 às 06:07
http://psdalmada.blogspot.com/

Será a Golden Gate Bridge no cabeçalho?
Ai ai marotos, quem tem telhados de vidro não atira pedras...


De Manuel Cintra a 16 de Agosto de 2009 às 09:00
Ponte Salazar, uma ova. Ponte 25 de Abril. Vota Sócrates.


De Núncio a 16 de Agosto de 2009 às 12:35
Esta personalização é o sinal mais perturbador da democracia portuguesa. O culto do líder, a autoridade máxima, uma imagem.
Parece que tudo começa e acaba no secretário-geral. E as eleições não são o escrutínio de um governo e das suas políticas, mas um mero plebiscito ao Grande Líder.
Pobre, muito pobre. Afinal, onde reside o espírito salazarento?


De L M D a 16 de Agosto de 2009 às 10:48
Não me diga que foi o 25 de Abril que mandou fazer a ponte?
Além do mais, a ponte foi feita com uma visão de futuro, algo que não aconteceu com as desastrosas IP's, que pouco resolveram e agora para serem melhoradas nem espaço teem para um simples alargamento


De Carlos Botelho a 16 de Agosto de 2009 às 12:23
Rive Gauche, Manuel Cintra e LMD,
será que escrevi o post em Grego?...


De Joaquim Amado Lopes a 16 de Agosto de 2009 às 12:28
Devo confessar que até tinha alguma simpatia pela Carolina Patrocínio. Vaidosa e não particularmente profunda mas é ainda muito jovem e tem muito tempo para crescer.

Quase no fim da entrevista, vem a frase que mudou tudo, principalmente pela naturalidade com que a disse: "prefiro fazer batota a perder".

"Diz-me com quem andas e dir-te-ei quem és."
Não admira que José Sócrates a tenha escolhido para "mandatária para a juventude".


De Paulo a 16 de Agosto de 2009 às 15:02
A juventude de Sócrates apela a uma boa educação nos copos

http://www.carolinapatrocinio.net/wp-content/gallery/carolina-patrocinio/carolina_patrocinio_e_goncalo_uva1.jpg



Comentar post


Jamais - Advérbio. Nunca mais, outra vez não, epá eles querem voltar. Interjeição muito usada por um povo de dez milhões de habitantes de um certo cantinho europeu, orgulhoso do passado mas apreensivo com o futuro, hospitaleiro mas sem paciência para ser enganado, solidário mas sobrecarregado de impostos, com vontade de trabalhar e meio milhão de desempregados, empreendedor apesar do Estado que lhe leva metade da riqueza, face à perspectiva terrível de mais quatro anos de desgoverno socialista. Pronuncia-se à francesa, acompanhado ou não do vernáculo manguito.
Vídeo da Semana
autores
posts recentes

Valeu a pena dizer "Jamai...

...

A luta continua.

Até amanhã camaradas

Post final

O novo PSD

"Obrigado Manuela", segui...

Saudações democráticas

Parabéns ao PS

No dia 27, vamos todos vo...

últ. comentários
O Sôtor Elisio Maia fala assim porque depende do a...
ótimo blog, parabéns...
Realmente é o pais considerado como o pais do truq...
Conversa de urinol ..... caro boy PS!!!
Caro amigo anónimo, de facto encontro alguma razão...
meu caro amigo, não duvido das suas competências.....
está completamente certa. Mais... o 12º é pior, po...
nao faz a minima ideia de como existem formandos a...
Esta afirmação de Platão devia estar melhor docume...
Escandalizam-me reflexões como as do artigo da Sra...
mais comentados
links
arquivos

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

subscrever feeds