01
Ago09
Um erro tremendo
Tiago Moreira Ramalho
O PSD prepara-se para apresentar o seu programa eleitoral em Setembro. Parece-me absurdo sob dois pontos de vista.
Em primeiro lugar é péssimo para a própria estratégia da campanha. Enquanto o programa do Partido Socialista ou do Bloco de Esquerda, por exemplo, estão já a ser escrutinados e analisadas, adivinhando-se que sejam esquecidos os pormenores tolos muito antes das eleições; o programa do Partido Social Democrata será apresentado e escrutinado em cima do acto eleitoral. Está-se mesmo a ver que as medidas tolas que certamente lá constarão – não há programas perfeitos – vão ser gritadas pelos socialistas até ao dia de reflexão. Estrategicamente é um erro descomunal.
Em segundo lugar, é péssimo para a imagem que é passada para os cidadãos. Numa altura em que o PSD se aproxima muito do PS seria imperativo que se dissesse claramente o que vai ser feito, para além de algumas linhas orientadoras e propostas avulsas. Apresentar um programa eleitoral a pouco mais de três semanas das eleições é pedir aos eleitores que façam algo bastante complicado. Principalmente os eleitores ainda indecisos.
O argumento das férias não colhe e tenho de admitir que nesta matéria a direcção do PSD não está a fazer bem. Seria muito salutar que houvesse uma qualquer mudança estratégica e o programa fosse apresentado ainda este mês.